quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sistema Digitalizado x Sistema Convencional na Escoliose

A Escoliose é uma alteração postural bastante comum em crianças com Paralisia Cerebral e é caracterizada por uma curvatura da coluna no plano frontal.


No trabalho de Adequação Postural em Cadeira de Rodas o terapeuta responsável deve eleger a melhor forma de prevenir a progressão da Escoliose, para isso ele conta hoje com duas opções, o Sistema Convencional e o Sistema Digitalizado.

Seja qual for a técnica e o recurso utilizado, o objetivo do terapeuta deve ser o de reduzir o componente elástico da curvatura (postura escoliótica) e acomodar o componente plástico, isto significa de forma simplista e resumida que vamos corrigir o que pode ser corrigído e vamos acomodar o que não pode ser corrigido, pelo menos não com o trabalho de Adequação Postural.

Trabalhando na Escoliose com o sistema convencional

A estratégia clássica utilizada para trabalhar a Escoliose com recursos convencionais é a técnica dos 3 pontos, através da utilização de 3 apoios posicionados no encosto o terapeuta vai buscar responder a força resultante da Escoliose. Um dos apoios é posicionado no ápice da curvatura no lado convexo enquanto os outros dois apoios são posicionados no lado contra lateral nas extremidades distais inferior e superior, respectivamente pelve e tórax - região próxima a axila.

Trabalhando na Escoliose com o sistema Digitalizado

Assim como o Sistema Convencional temos o objetivo de contrapor a força resultante da Escoliose, é bom lembrar que a Escoliose não tem força, o que existe é a força da gravidade agindo sobre uma coluna com desvio e fazendo com que a resultante de forças sobre a coluna resultem em uma tendência cada vez maior de progressão da Escoliose.
De qualquer forma o principal diferencial do Sistema digitalizado é que ao invés de termos 3 principais pontos de aplicação da força, podemos ter infinitos pontos distribuídos pelo tórax do paciente, sendo assim podemos gerar a mesma força de correção do sistema convencional com redução do estresse aos tecidos (principalmente a derme) uma vez que a área de contato é significativamente maior.


Em minha opinião quando temos uma escoliose leve podemos atuar com o sistema convencional, mas quando a Escoliose tem uma maior severidade o Sistema Digitalizado deve ser elegido por garantir uma boa força de correção com maior conforto para o paciente.

È importante lembrar que isso não é uma receita, apenas uma opinião profissional minha com base na minha experiência de trabalho, a eleição dos acessórios de Adequação Postural em cadeira de rodas deve partir da experiência de cada terapeuta e estar baseada nas necessidades do seu paciente, tanto do ponto de vista clínico, como do ponto de vista social, sócio econômico etc...