segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Assento em Base Rígida Versus Assento padrão em Lona

Muitas pessoas não entendem qual a diferença entre sentar em uma cadeira de rodas com o assento padrão “em lona” e sentar em uma cadeira de rodas adaptada com um assento de base rígida.

A diferença entre o assento em lona e a base rígida consiste basicamente na forma com que estes dois tipos de assento se comportam ao receber a força peso do cadeirante que é gerada como produto de sua massa e da força da gravidade.

Observe como se comporta cada assento:

O Assento em lona quando recebe a força peso, transforma esta força em tração na lona que é igualmente distribuída por toda sua extensão, sendo assim, se as forças se distribuem por igual em toda a extensão da lona o sistema se acomoda, ou seja, mesmo um paciente sentado com uma pelve oblíqua com relação ao plano frontal, manterá esta posição, pois a lona permite está situação e não auxilia a pelve no sentido de corrigir sua posição.

O Assento com base rígida quando recebe a força peso, irá reagir a esta força através da força de reação exatamente no local em que esta força foi aplicada, ou seja, uma pelve oblíqua irá receber maior força de reação no ponto em que a maioria do peso foi descarregado, enquanto isso, o lado que está elevado da pelve recebe uma menor força de reação, ou até não recebe caso não faça contato com o assento.

Observe que está situação faz com que seja criado um ponto de giro exatamente onde existe a área de contato da pelve, ou seja, ao lado em que a força peso é maior e a força de reação também consequentemente. Sendo assim este ponto de giro, vai funcionar como o Fulcro de uma alavanca favorecendo que a força da gravidade trabalhe no sentido de abaixar o lado da pelve que está suspenso, como um torque de correção.

Sendo assim podemos observar que o assento com base rígida favorece o posicionamento pélvico por não acomodar a distribuição da força peso principalmente em condições de alteração postural.

Os assentos com base rígida são amplamente utilizados no trabalho de adequação postural em cadeira de rodas, em geral sobre a base rígida são utilizados materiais como espuma, por exemplo, de diferentes densidades. Trabalhando com a base rígida e densidades diferentes de espuma o terapeuta busca favorecer o posicionamento da pelve e promover postura e conforto para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por ajudar na construção do conhecimento!