sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Adequação Postural em Cadeira de Rodas

Na minha opinião este nome não resume muito bem toda a amplitude deste trabalho, de certa forma, a Adequação Postural em Cadeira de Rodas que vamos chamar de Seating daqui em diante, trata da postura de indivíduos que permanecem na postura em sentado por longos períodos, no entanto a postura é apenas um dos aspectos a serem avaliados pelo profissional responsável por este trabalho.

O Seating envolve um conhecimento amplo do indivíduo e dos equipamentos disponíveis para posicioná-lo em sentado. O profissional responsável pelo trabalho, deve avaliar diversos aspectos do indivíduo para realizar a intervenção com sucesso, como aspectos clínicos (neurológicos e ortopédicos), antropométricos, atividades de vida diária, objetivos terapêuticos, entre outros.

De qualquer forma não vou me ater muito neste momento a detalhar os aspectos a serem avaliados, pois isto faremos mais adiante.

O que eu realmente gostaria de colocar aqui, é o meu conceito sobre Adequação Postural em Cadeira de Rodas, e até mesmo sobre a Tecnologia Assistiva em geral.

Quando utilizamos um equipamento como um andador, um parapódium, ou uma cadeira de rodas, estamos intervindo na relação de um indivíduo com o seu ambiente. Isto também vale para qualquer outro acessório que nós utilizamos no dia dia.

Um tênis, por exemplo, um tênis é capaz de alterar nossa forma de andar, alterar a cinemática do nosso movimento e ainda reduzir o estresse sofrido pelos pés por aumentar a área de contato entre os pés e a superfície. Isso não é incrível? Com um bom tênnis podemos correr mais rápido e saltar mais alto, podemos correr distâncias mais longas sem machucar os pés.

E qual o segredo do Tênis? Nenhum, ele apenas interviu em nossa relação com o ambiente de forma positiva, através dele as forças entre os pés e o chão passaram a se relacionar de outra forma, uma forma positiva, uma forma que aumentou nossas habilidades e nossa performance na corrida.

Devemos entender que nossa relação com o ambiente se estabelece basicamente através de forças e como estas forças se relacionam, é justamente esta relação de forças de ação e reação que determinam o que somos capazes ou não de fazer, é a relação entre a força da gravidade e o nosso peso e a força das nossas pernas que determina a altura do nosso salto.

Enfim, a adequação postural em cadeira de rodas assim como os equipamentos de tecnologia assistiva como andadores entre outros, nada mais são do que elementos de intervenção entre indivíduo e ambiente visando um resultado positivo.

Vou contar uma breve história que resume um pouco está teoria.

Pesquisadores da Austrália realizaram uma pesquisa na áfrica com uma pequena civilização isolada que sobrevivia basicamente da agricultura familiar, as mulheres desta pequena comunidade trabalhavam diretamente no preparo da terra e no cultivo dos alimentos. Enquanto trabalhavam estas mulheres não tinham onde deixar seus filhos, principalmente os recém nascidos que precisavam estar sempre próximos, para resolver este problema as mães cavavam pequenos buracos na terra ao lado da lavoura onde deixavam seus bebês escorados no buraco como se estivessem sentados, embora nenhum deles ainda tivesse equilíbrio para permanecer nesta postura.

Os pesquisadores australianos já sabiam que crianças com desenvolvimento motor normal conseguiam permanecer na postura em sentado sem apoio a partir dos 6 meses de idade em média, no entanto eles observaram que os bebês africanos desta pequena comunidade que eram colocados no buraco quando recém nascidos conseguiam permanecer na postura em sentado sem apoio a partir dos 4 meses de idade.

Com certeza a intervenção realizada pelas mães ao colocar os bebês desde recém nascidos na postura em sentado no buraco, fez com que estes bebês alterassem a sua relação com o ambiente de forma favorável a aquisição da postura em sentado.

O buraco forçou os bebês a se relacionarem precocemente com a gravidade e com o desequilíbrio, exigindo assim um desempenho maior por parte deles.

Quando compreendemos o Seating e a Tecnologia Assistiva como uma forma de intervir na relação entre indivíduo e ambiente tudo fica mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por ajudar na construção do conhecimento!