sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fisioterapeutas ou Terapeutas Ocupacionais?

Essa é a pergunta que não quer calar, a quem pertence o Seating? Fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais.

Vocês não imaginam como isso me irrita, certa vez recebi um e-mail no GACE de um terapeuta ocupacional que copiou uma resolução do crefito que dizia que o Seating era uma atribuição do terapeuta ocupacional, e sendo assim como na época não tínhamos uma TO na nossa equipe não deveríamos oferecer o serviço.

Sorte dele que não me deixaram responder o e-mail!

Querer dividir o Seating por diplomas é tão idiota quando dividir pessoas por cores ou religião. O Seating no Brasil não tem uma classe profissional organizada, muito menos normatizações e regulamentação, mas independentemente disso, em minha opinião, quando um profissional se coloca em uma posição de dizer que tal área pertence a ele, pois é o que esta escrito em um documento qualquer, apenas demonstra o tamanho da sua insegurança.

O Seating, assim como qualquer área da ciência pertence a quem se dedica a ela, a quem estuda.

Existem inúmeros exemplos de profissionais excelentes em áreas especificas que não a sua por formação.

Meu ex professor e colega Marcos Duarte é um dos maiores nomes do Brasil em Controle Motor, e é formado em física.

Tem um psicólogo que não me lembro nome que escreveu um dos melhores livros de estatística.

Eu mesmo modéstia aparte entendo mais de mecânica do que muito engenheiro por ai.

Ao invés de perder tempo com resoluções e diplomas as pessoas deveriam passar mais tempo estudando e desenvolvendo o seu conhecimento em uma determinada área, desta forma com certeza elas se sentiram mais seguras e menos preocupadas com o que está escrito em seu diploma.

Um comentário:

  1. Meus parabéns
    Há no Brasil a cultura de que a adequação postural é uma atividade EXCLUSIVA de T.O, mas em adequação em SENTADO é necessário em muitos casos entender de membros inferiores, quadril até de marcha, Qual T.O entende de marcha por exemplo? Não quero desqualificar ninguém, mas o que mais existe nesse país são terapeutas poucos experientes em seating, da proxima vez peça a este profissional que reivindica a atribição algumas fotos e resultados do trabalho que ele realizou, aposto que não terá nada de relevancia para mostrar isso se tiver algo, dúvido.

    Alex Sab
    Projetista, designer Tec. ergonomista

    ResponderExcluir

Muito obrigado por ajudar na construção do conhecimento!